quarta-feira, 30 de março de 2016

DIA MUNDIAL DO TRANSTORNO BIPOLAR!



Hoje se comemora o Dia Mundial do Transtorno Bipolar, e eu não poderia deixar passar em branco.

Por que escolheram essa data?
Bom, fui pesquisar... e a data foi escolhida simplesmente porque é marcada pelo nascimento do pintor pós-impressionista VINCENT VAN GOGH, que após alguns estudos, foi reconhecido como portador do Transtorno Bipolar de Humor.


O que me deixa muito feliz, porque sempre acreditei que nós, bipolares, temos diversas qualidades... que se bem canalizadas geram lindos frutos, assim como qualquer ser humano.

Hoje é um dia de despertamento, conscientização... dados alarmantes crescem dia após dia e precisamos aceitar a realidade, não é brincadeira, tampouco frescura. Problemas psicossociais, psiquiátricos, psicóticos, psicológicos... etc etc etc. são cada vez mais comuns e precisam ser tratados.

A população mundial média é de 7 bilhões e estima-se que 27 milhões possuem Transtorno Bipolar (apenas dados sobre transtorno bipolar) isso representa 0,38% da população mundial.

Com a população Brasileira os dados são mais apertados... hoje no site do IBGE que atualiza a cada segundo a população brasileira ultrapassa a 205 milhões e estima-se que 6 milhões, ou seja, em torno de 3% da população nacional possua Transtorno Bipolar.

ISSO QUER DIZER QUE, DE CADA 100 PESSOAS 3 SÃO BIPOLARES... pensa que 100 pessoas está distante da sua realidade? Não, não está! Você pode ser bipolar e nem sonhar com isso!

Mais grave que isso é a falta de informação sobre o problema que leva à falta de tratamento, ou ainda, o medo do preconceito que por vezes culmina na desesperança.

A Bipolaridade é a 6ª Doença que mais causa Incapacidade no Mundo!
Além disso, a bipolaridade é a doença mental que mais mata por suicídio e acredito que o grande problema está no forte preconceito existente na sociedade!

É um assunto sério que requer tratamento, existe saída, precisa de apoio e respeito de todos!

Sim, sou bipolar e faço parte de um rol de pessoas mais que especiais... Viva nosso dia!

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é!

Um comentário:

  1. Oi,

    Não sou bipolar,mas vai fazer três anos que namoro um. Nesse tempo terminamos e voltamos umas três vezes. Eh muito difícil conviver com ele...mas n vou desistir dele. Amo muito. Hj ele mais uma vez está me ignorando e n sei o q fazer. Não responde meus zaps e disse q qndo eu chegar da viagem q to fazendo ele vai conversar comigo. Eu n fiz nada de errado. Ele n termina,mas fica nessa de me ignorar. To cansada... triste... qrendo ajudar...

    ResponderExcluir