domingo, 29 de março de 2015

Dias mais curtos - Sintomas da Depressão

Oi gente, espero que estejam bem.

Gostaria de agradecer a todos que deixaram comentários tanto no youtube quanto aqui no blog, bem como, a todos os que me enviaram e enviam e-mails de incentivo, de agradecimento, e-mails compartilhando suas experiências e me aconselhando. É muito bom poder contar com a força de vocês!

Estou ensaiando para gravar outro vídeo, mas até o momento não consegui, como se houvesse um bloqueio, por diversos motivos, mas creio que o principal deles seja a fase da bipolaridade que mudou novamente, por isso decidi escrever... dar um "oi" pra vocês.

É... ela chegou, estou em uma fase delicada, de menos disposição, aquela fase que começo a sentir a inconstância de maneira mais intensa... E por que isso aconteceu?

O bipolar tem fases em que sente um desânimo maior, em que precisa lutar consigo para conseguir realizar as tarefas diárias, para manter o ritmo da rotina... e não é nada fácil.

Hoje consigo detectar melhor essas fases, porque presto mais atenção no que sinto.

Procurei meu psiquiatra, porque, mais uma vez quis largar tudo e seguir outro caminho, mas consegui perceber que não foi a toa que isso ocorreu.

Tive problemas de saúde na família, o que me fez pensar em ficar perto deles, o que me fez questionar o que realmente é importante pra minha vida, por isso me causou uma inconstância de não saber o que fazer, por consequência, me desestabilizou emocionalmente.

Então, ao conversar com o meu psiquiatra, ele disse que nos meses em que os dias ficam mais curtos, a época que estamos agora (início do outono), os bipolares tendem a se sentir menos dispostos (geralmente é o momento em que se apresenta o quadro depressivo), isso porque, a luz anima os bipolares, motivo pelo qual, nos meses em que os dias estão mais longos (primavera/verão) geralmente aparece a fase de euforia/mania (maior disposição).

Isso não significa dizer que você não vá sentir os sintomas de euforia no outono e no inverno, apenas que a tendência é de estar menos disposto.

No meu caso, juntou a fome com a vontade de comer rs, porque além de iniciar a fase de menos disposição, também ocorreram situações de estresse que causou a desestabilidade emocional.

Hoje eu não consigo perceber a depressão de maneira tão clara, mas percebo a dificuldade em manter minha rotina... e isso, por si só, já é um dos sinais da depressão. Costumo dizer que são fases em que para cumprir com meus compromissos, sinto uma dor física (não chega a ser uma dor insuportável, mas ela existe), como se fosse a dor de um ralado na pele... é um desconforto, que por vezes melhora quando eu consigo vencer, a sensação de ter reagido àquela situação compensa o esforço. E isso acontece desde as tarefas mais simples, como fazer comida, lavar a louça, ir ao mercado, padaria etc.

A fase que estou enfrentando agora não chega a ser fixa (só depressiva) tenho momentos de euforia também... porque geralmente meu estado de depressão me faz dormir muito, mas agora sinto que minha mente ainda está acelerada (como na fase da euforia) e a insonia ainda está presente.

Portanto, não significa que apesar de ser uma fase propícia para depressão, você não sinta outros sintomas, o que pode ser o estado misto "euforia-depressão", ou ainda, coisas que estão acontecendo na sua vida que pode causar mudanças de humor.

O mais importante dessa situação é que, com quase 11 meses de tratamento, já percebo a melhora em relação ao ano passado, o tratamento apesar de dar resposta de maneira lenta, já começa a fazer diferença em minha vida... ainda é muito difícil lidar com tudo o que sinto, mas diminuiu um pouco a intensidade.

Por isso, é importante não deixar o tratamento, muito importante tomar a medicação da maneira prescrita, sempre buscar orientação médica/psicológica, e persistir para a melhora de vida.

Muitos médicos dizem que, para o bipolar não sentir tanta oscilação de humor, demora cerca de 3 anos de tratamento intensivo... podemos pensar que é muito tempo, mas prefiro me manter em um tratamento de 3 anos para obter uma vida mais saudável, do que largar tudo e continuar para sempre a minha vida de instabilidade.

Pensem nisso antes de desistir do tratamento... vale a pena plantar hoje para colher um futuro de equilíbrio amanhã, ainda que esse amanhã seja daqui a 3 anos :)

Outro detalhe que gostaria de alertar vocês... quem assume a bipolaridade pode se tornar alvo de muitas críticas, mas relevem, porque problemas psíquicos são difíceis de serem aceitos por aqueles que nunca passaram pela mesma situação... SÓ QUEM PASSA POR ISSO É QUE SABE O PREÇO QUE PAGA... CONTINUEM MESMO ASSIM, AINDA QUE NÃO EXISTA APOIO, AINDA QUE NÃO EXISTA INCENTIVO... LUTE POR VOCÊ!


Continuo à disposição de vocês.

Fiquem com Deus!

25 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por mais este seu depoimento Pâmela.
    Já imaginava que você deveria estar em fase depressiva... como você falou e bem, no outono as coisas ficam mais tensas para vocês mas fica aqui o meu desejo de muita forma e superação para você e todos os que passam por isso na pele!!

    Fico sempre buscando outro vídeo seu e hoje encontrei esta publicação... não deixe de fazer vídeos só porque não está em fase muito boa não, tá? As pessoas com bipolaridade precisam entender que não são só elas que têm fases menos boas, ou más (como queira chamar)... que isso é geral mas que existe esperança e tratamento. Se necessita foco, força e fé (que poderíamos chamar persistência e confiança num dia melhor).

    Saudades de você!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laura,

      Que bom que mandou essa mensagem viu, obrigada pelo cuidado e atenção... vou fazer um vídeo sim, preciso fazer, mas parece que tudo foge das mãos nessas fases... os planos nem sempre se concretizam, mas o incentivo ajuda muito, quero ver se até o meio do mês publico outro vídeo.

      Obrigada de coração pelo contato!

      Abraços

      Excluir
  3. Obrigada por mais este seu depoimento Pâmela.
    Já imaginava que você deveria estar em fase depressiva... como você falou e bem, no outono as coisas ficam mais tensas para vocês mas fica aqui o meu desejo de muita força e superação para você e todos os que passam por isso na pele!!

    Fico sempre buscando outro vídeo seu e hoje encontrei esta publicação... não deixe de fazer vídeos só porque não está em fase muito boa não, tá? As pessoas com bipolaridade precisam entender que não são só elas que têm fases menos boas, ou más (como queira chamar)... que isso é geral mas que existe esperança e tratamento. Se necessita foco, força e fé (que poderíamos chamar persistência e confiança num dia melhor).

    Saudades de você!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo vídeo, foi importante para mim assistir, nessa fase depressiva que estou encontrei conforto com o seu relato. Infelizmente muitas pessoas não entendem o que eu tenho e nem querem aceitar ou acreditar, isso dificulta as coisas, cansado de explicar a respeito do meu eu bipolar e não ser entendido, mas me deu esperança de conseguir recomeçar novamente ao assistir seu vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, muito bom saber que o vídeo e o texto te ajudaram de alguma forma. Realmente, muitas pessoas ainda não entendem e acham que é "frescura", mas não se incomode com isso, basta o que você sabe da situação, claro que com a ajuda dos outros fica mais fácil, mas não permita que isso te faça desistir do tratamento, busque ajuda e seja persistente... LUTE POR VOCÊ!
      Recomece sim... e não desista de buscar um dia melhor... é demorado, a gente sabe que é uma luta diária, mas um passinho de cada vez a gente consegue chegar ao objetivo.
      Estou a disposição.
      Abraços.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, enviei e-mail pra você.

      Meu e-mail é bipolaridade.euemim@gmail.com

      Aguardo retorno

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Respondi seu email e enviarei outro. E você pode ficar a vontade em mandar mais e-mails. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Pamela, vou mandar um email pq tenho um pouco de receio, algumas coisas pessoais em relação a vida cristã. Não posso expor aqui. Mas me aflige muito. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Então... Percebi que existia algo de errado comigo após minha primeira separação em 2003 e fui diagnosticado um ano depois. De lá pra cá já acumulei dois divórcios, empregos perdidos, brigas, discussões, abuso de drogas, tentativas de suicídio e etc.
    No momento estou saindo de uma crise e tomando lítio por conta própria (passei em vários médicos, mas acho que nunca fiz um tratamento decente). Essa última crise foi a pior... não pela intensidade e sim pelo meu cansaço de passar novamente por uma baita ressaca moral, vergonha, constrangimento e principalmente medo. Estou morando em uma cidade pequena (o que agrava a ressaca moral) e tenho vergonha pelo que fiz e falei, do que lembro e principalmente não lembro, do que usei e onde andei.... E temo pela repercussão .... Não consigo andar na rua (isso quando me atrevo a sair) sem sentir culpa, parece que todos me olham e analisam.... Temo também em perder o emprego, sou concursado (período probatório) e mais uma vez ver minha vida ir por água abaixo... Só de tirar licença médica com CID de bipolaridade me faz querer jogar tudo pró alto.... Tenho vontade de morrer, mas morrer "de boa", não por coitadices e sim por cansaço... Estou cansado de ser eu....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo perfeitamente como se sente, sei que a vida de cada um é diferente, mas quem é bipolar passa por situações similares em intensidades diferentes...
      Tudo o que me disse ter perdido é normal quando não estamos em tratamente... sabe, nós enxergamos o quanto é difícil seguir sozinhos, por isso é importante que a gente coloque como meta, pelo menos, conseguir realizar o tratamento que é para toda vida... temos que ter consciência e responsabilidade, precisamos dos medicamentos, bem como, de continuar com o acompanhamento médico para que os remédios sejam ajustados de acordo com nossa necessidade... por isso eu digo... queira fazer o tratamento de maneira correta para que sua vida comece a entrar nos eixos e evite novas situações como esta... esse é meu melhor conselho pra você.
      Sei que depender de remédio e fazer acompanhamento é difícil, queremos não depender disso, mas dependemos... então o mais sensato a fazer é nos cuidarmos com os remédios adequados.
      Com os remédios é difícil porque demora um tempo para que os resultados apareçam... mas sem eles é impossível ter uma vida digna.
      Queira o seu melhor, seja seu amigo e aceite que a bipolaridade é uma condição que precisa de tratamento, não sinta vergonha de você... só quem é bipolar sabe o quanto é difícil.
      LUTE da maneira certa que as coisas vão melhorar... olhe daqui para frente o que já fez está feito, plante coisas boas para você que em breve colherá bons frutos.

      Me mande um e-mail para bipolaridade.euemim@gmail.com para que a gente continue a conversar.

      Abraços

      Excluir
  10. Então... Percebi que existia algo de errado comigo após minha primeira separação em 2003 e fui diagnosticado um ano depois. De lá pra cá já acumulei dois divórcios, empregos perdidos, brigas, discussões, abuso de drogas, tentativas de suicídio e etc.
    No momento estou saindo de uma crise e tomando lítio por conta própria (passei em vários médicos, mas acho que nunca fiz um tratamento decente). Essa última crise foi a pior... não pela intensidade e sim pelo meu cansaço de passar novamente por uma baita ressaca moral, vergonha, constrangimento e principalmente medo. Estou morando em uma cidade pequena (o que agrava a ressaca moral) e tenho vergonha pelo que fiz e falei, do que lembro e principalmente não lembro, do que usei e onde andei.... E temo pela repercussão .... Não consigo andar na rua (isso quando me atrevo a sair) sem sentir culpa, parece que todos me olham e analisam.... Temo também em perder o emprego, sou concursado (período probatório) e mais uma vez ver minha vida ir por água abaixo... Só de tirar licença médica com CID de bipolaridade me faz querer jogar tudo pró alto.... Tenho vontade de morrer, mas morrer "de boa", não por coitadices e sim por cansaço... Estou cansado de ser eu....

    ResponderExcluir
  11. Oi Pâmela !
    Tenho isso ! Depressão sazonal,sou de São Paulo e outono e inverno são um pesadelo pra mim.Estou pensando em morar no nordeste, pois adoro sol e praia, mas minha família não quer ir,estou pensando seriamente em id sozinha pois aqui tenho muitos problemas.Fui diagnosticada bipolar a duas semanas, tomando lamotrigina 1 comp. Depois de anos sofrendo com outros tantos diagnósticos errados.

    ResponderExcluir
  12. tenho medo de ir pra tão longe de todos e devido a instabilidade não conseguir emprego ou não parar em nenhum e ter que voltar ou pior, nem ter como voltar,obrigada

    ResponderExcluir
  13. Pâmela, amei seu testemunho, muito sincero, sou mãe de bipolar, q muito sofreu tb , até achar o diagnóstico certo, depois de 10 de tratamento, houve uma estabilização, e ela agora reconhece exatamente situações q ela deve se abster !! Não desista, continue com seu tratamento, vc vai conseguir !! Deus lhe abenções 1

    ResponderExcluir
  14. Olá! Meu nome é Liliane moro em Salvador. Como vai? Minha mãe tem bipolar a alguns anos, foi difícil ainda é. Eu cuido dela sou filhá única e muito difícil vivo em constante medo de novos surtos apesar de manter os medicamentos. Eu hoje me sinto doente junto com ela a convivência é instável mas, com fé em Deus tudo superamos. Gostei muito do seu blogue e do vídeo. Ajuda muito te desejo sorte no tratamento, nunca desista.A minha mãe já faz o tratamento a muitos anos o último surto foi em 2013 mas ela tinha parado se remédios, hoje fico em cima e ela está mais consciente e que é necessário. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  15. Oi pamela, sou cristã e adquiri a bipolaridade através do excesso de atividades, gostei muito do seu vídeo e do seu depoimento, espero q faça mais, minha última crise foi em 2013, tomo risperidona e depakene, hj vivo bem , voltei as atividades na igreja, sinto meu humor variar mas é muito pouco, a muito tempo tomo a mesma medicação e a dose não variou. As vezes me sinto lenta , só vontade de dormir, mas fazer parte da igreja e me sentir útil na obra me dá sentido de vida, mesmo q tenha sido nesse cenário q tudo comecou, não desisti de servir a Deus, eu quero me comunicar com VC por email, e q continue a fazer mais vídeos, sinto falta de testemunhos sobre essa doença na net.

    ResponderExcluir
  16. Bom, vi seu video e é mais ou menos que que nos passamos, eu tive experiencias terriveis com a bipolaridade e depressao cheguei tb a tentar suicidio, foi quando minha mae ficou doente, e assim fiquei cuidando dela por um bom tempo e foi nesse tempo que fiquei depressiva até o ponto de tentar suicidio. Eu nao aceitava a bipolaridade, minha mae teve problemas mentais pela cirurgia na cabeça e toma varios remedios e ate surta, imagina pra mim depressiva com bipolaridade cuidando dela, nao sabia qual mais falava em morrer...Foi um periodo complicado e começei tomar medicação mas resolvi mudar minha vida e fui embora pra Sao Paulo atras de novas oportunidades arrumei trabalho e por uns meses fiquei bem e depois fui consumida por um stress, uma falta de vontade de ir trabalhar. Enfim acabei sendo demitida e agora voltei pra casa da minha mae, a situação agora é a mesma de antes qdo tive depressao e nao estou tomando nenhum medicamento. Tenho medo de voltar a sentir toda a dor que sentia antes, pq so quem passa sabe que nao da pra controlar, e tenho medo de cair novamente. Nao tenho apoio de familia, meus pais sao separados e tenho uma irma que me fez mto mal o que ate contribui pra minha depressao. Hoje nao sei o que fazer, estou com alguns problemas financeiros que acaba agravando tudo. Esse lance de recomeçar pra mim esta cada vez mais complicado pq ate virou desculpa pra nao ter que encarar certas coisas e problemas. Estou perdida nao consigo sair da cama, cuido da minha mae mas nao me cuido e ninguem cuida de mim. Nao sei o que fazer de coração, tenho medo de qrer fazer algo de errado comigo novamente.
    Desculpe pelo desabafo.
    Espero conversamos mto.
    bjos

    ResponderExcluir
  17. ah meu nome Aline de Melo, pode me achar no face ou no e-mail: amr39oab@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Bom dia.
    Nem sei como começar a falar novamente desse assunto, mas preciso. Sou casada com um bipolar e entre namoro e casamento e várias separações soma -se 13 longos e doloridos anos. Pra ser bem sincera eu nunca soube o que eu representei pra ele. Eu sei que eu o amo, pois nunca o abandonei.
    Ele é diagnosticado e fez tratamento com psiquiatra e psicólogo por algum tempo, mas há uns 5 anos se auto-medica e bebe várias é várias latas de cerveja todos os dias... ele diz que psiquiatra não sabe resolver o problema dele e por eu insistir tanto para que ele procurasse tratamento e parasse de beber nossa convivência se tornou um inferno. Não sei o que fazer e como agir. Hoje ele está há 40 dias sem falar comigo, dormindo na sala, jogou a aliança fora e diz que não é mais meu marido. Ele some todo final de semana e ontem viajou para outra cidade e não me avisou. Só fiquei sabendo dessa viagem pq ele comunicou para minha filha de 8 anos, ele me bloqueou há mais de 1 mês do Whatsapp. 😢
    Sofro como se eu tivesse essa doença. Ele oscila muito de humor e acho que com tanta cerveja que toma isso piora demais. Não temos nada de vida sexual. Ele não gosta de conversar sobre o problema dele comigo e me culpa por tudo. Coisas pequenas se tornam gigantes. Com tudo isso, hj sofro com muita angústia e ansiedade. Sei que briguei muito com Ele, mas eu só queria que ele parasse de beber. Ele já saiu inumeras vezes de casa... Estou cansada disso tudo. Então sem saber como agir com ele, decidi me calar. Não sei se é o certo, mas também não estou falando com ele e nem reclamo de nada. Tem 40 dias que somos dois estranhos vivendo debaixo do mesmo teto. Por favor, me responda uma coisa; nessa situação é melhor eu ficar no meu canto e deixá-lo quieto? Eu decidi isso pq nunca adiantou brigar. Nem sei identificar se é uma crise ou se é dele mesmo.
    Isso é um pedido de Socorro!
    Agradeço!

    ResponderExcluir